domingo, 15 de junho de 2014

Sem Puyol

Tal como o Barcelona, seleção espanhola sofre com a ausência de seu líder

            Na metade do primeiro tempo de Espanha x Holanda, a impressão que se tinha era a de que os campeões da Europa e do mundo massacrariam os comandados de Van Gaal. O velho toque de bola envolvente, que envenena o adversário, estava em Salvador. O controle, o domínio, a clarividência, a sincronia: tudo que consolidou o inebriante estilo da Fúria apareceu naqueles trinta e tantos minutos. Os trinta e tantos anos de Xavi não o impediram de abrir caminhos na defesa oponente. Iniesta, o esteta (talvez “Iniesteta” soe melhor), deixava jorrar sua arte na Fonte Nova. Trabalhando em consonância, jogando um futebol gregário e operário, trocando bolas com a precisão do handebol, os jogadores espanhóis pareciam estar prontos para uma nova aula sobre o conceito de futebol.

            O gol que David Silva perdeu poderia ter estendido a (gostosa) sensação de “déjà vu”, ou mesmo decretado irreversivelmente o triunfo de sua equipe. A derrocada do “tiki-taka” se tornaria, então, uma mentira, e os fracassos recentes – tanto da seleção quanto do Barça, sua versão clubística − seriam relativizados. Mas aí vieram o lançamento cinematográfico de Daley Blind, um mergulho de dublê hollywoodiano executado por Van Persie e a igualdade no placar. Na segunda etapa, falhas sucessivas e clamorosas, muito bem exploradas pela Holanda, aniquilaram a Espanha. Fizeram-na passar por situação vexatória, muito similar à que o Barcelona havia vivenciado na semifinal da Champions League 2012-13, contra o Bayern.

            Agora, a crise de identidade, que já vinha dilacerando pelas beiradas as certezas dos últimos seis anos, está definitivamente instaurada. Fala-se em abandonar o modelo de jogo outrora vitorioso e, para muitos, cativante. Vários analistas apontam, com razão, o envelhecimento da espinha dorsal como uma das causas da queda de rendimento − a contusão do virtuoso Thiago Alcântara, claro, acentuou esse problema. No entanto, a fluidez do jogo espanhol na primeira parte do embate contra os holandeses dava indícios de que o sonho ainda não tinha acabado. Mesmo limitada pela convocação bastante conservadora de Del Bosque, a Espanha mostrou, por mais de meia hora, que ainda podia dar caldo.

            Tanto podia que acabou por entorná-lo. Talvez a equipe tivesse conduzido melhor as coisas se sua retaguarda ainda estivesse sob a batuta de Carles Puyol. O zagueiro se aposentou em maio, devido às lesões que o perseguiram nos últimos dois anos. Os longos períodos de afastamento coincidiram com a decadência do Barcelona e da Fúria, embora esta ainda tenha conseguido vencer a última Eurocopa sem ele. Mas a grotesca atuação frente à Argentina em 2010 – 4x1 para os sul-americanos, dois meses após o êxito na África do Sul −, que não contou com os serviços do beque catalão, já mostrava que o respeitado exército espanhol sentia o baque da ausência de seu general.

            Aliás, nesse amistoso, Reina cometeu, com os pés, erro muito semelhante ao de Casillas na partida de anteontem. Sem Puyol, a defesa da Roja soma a indecisão de Ramos aos apagões de Piqué, o que acaba multiplicando a insegurança do capitão Iker. O produto disso também pôde ser observado na final da Copa das Confederações. E, no Barcelona, a equação é a mesma. Basta dizer que Puyol não esteve presente nas duas acachapantes derrotas (0x4 e 0x3) diante do Bayern em 2013, símbolos do aparente fim de ciclo.

            Portanto, quando se diz que “o time da Espanha é praticamente o mesmo que ganhou a última Copa do Mundo”, a frase camufla o desfalque crucial. Obviamente, há outras razões – a estratégia manjada, o outono da carreira de alguns craques – para a fase tempestuosa pela qual passa a seleção espanhola. Porém, é inegável que a sóbria liderança de Carles Puyol, reconhecida e admirada pelos companheiros, faz falta. Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, Barça e Fúria sentiam-se mais protegidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário